sábado, 1 de março de 2008

Optimus Tactus




Não, não estou falando de nenhum parente daquele robô de Transformers. Trata-se de um projeto genial de um estúdio de design russo chamado Art.Lebedev.
A idéia parece simples, mas as aplicações são ilimitadas.
Um teclado comum, como qualquer usuário de computador sabe, não passa de um amontoado de teclas e alguns LEDs. Seu projeto básico praticamente não mudou desde sua concepção. O que este estúdio russo propõe, então, quebra totalmente o paradigma de interface com o computador. Em seu conceito, eles imaginaram um teclado sem teclas.
Mas como escrever em um teclado sem teclas? Simples, da mesma forma que os Palms fazem há anos, e o iPhone faz hoje: usando uma tela sensível ao toque.
Como disse, as vantagens são enormes. Imagine não ter mais que trocar de teclado porque a barra de espaços não funciona, ou porque você comprou o computador nos Estados Unidos e o teclado que veio junto não tem a tecla "Ç".
Sem teclas físicas, o teclado todo pode se ajustar ao layout que o usuário precisar, na hora em que ele precisar.
Mais do que isso, imagine não precisar mais ficar aspirando o teclado toda semana pra se livrar daquela poeira que insiste em se esconder entre as teclas...
Bom, ainda é um conceito, mas toda a tecnologia para a construção deste teclado já existe. Agora é só esperar que o estúdio faça um acordo comercial com algum fabricante.

Nenhum comentário: